Se você costuma trocar memes e figurinhas nas redes sociais com os amigos, provavelmente já se deparou com a expressão “valeu, Natalina!”, que há cinco anos viraliza todo fim de ano. Mas você sabe o que significa?
De maior Papai Noel do mundo a capivara iluminada: as decorações de Natal que estão viralizando nas redes
Sophie Charlotte contou com a ajuda de Xamã para montar sua árvore de Natal, que lhe traz memórias afetivas com o pai
O que é o meme ‘Valeu, Natalina!’?
A frase surgiu a partir de um vídeo de 2019 feito pelo humorista Diogo Defante numa calçada em Madureira, na Zona Norte do Rio, para um quadro que se chamava “Repórter doidão”. Na gravação, ele encontra dois meninos vendendo balas e pede que eles mandem uma mensagem “natalina” para a “galera” que estava assistindo. Então, um deles diz: “Valeu, Natalina”.
‘Valeu, Natalina!’: vídeo de 2019 vira meme todo fim de ano
Reprodução de vídeo/YouTube
O jeito espontâneo do menino conquistou o público e fez rapidamente o vídeo virar meme. Desde então, todo ano ele ressurge e já virou até figurinha de WhatsApp fazendo as vezes de “mensagem de feliz Natal” para os amigos.
Um ano depois, na reta final de 2020, Defante e os meninos se reencontraram e gravaram um novo vídeo, com direito a passeio e presentes de Natal.
Processo na Justiça
Em 2023, a mãe do garoto acionou a Justiça do Rio para impedir o uso da imagem dele em peças publicitárias ou vídeos na internet. Ela processou Defante, a quem acusou de usar a imagem do filho para “fins comerciais”, e pediu indenização por danos morais e materiais.
A petição inicial dizia: “O bordão ‘Valeu Natalina’ foi criado pelo autor, que sem qualquer sombra de dúvida levou o réu a alcançar altos patamares, ficando o bordão muito conhecido nas redes sociais, entre os artistas e personalidades, e sendo assim, está evidente que o réu aproveitando-se da vulnerabilidade do autor passou a auferir grandes lucros”.
A audiência entre eles aconteceu no segundo semestre de 2025, quando a Justiça negou o pedido de indenização por parte da família do jovem que processou Defante.
Em outubro, a sentença da 5ª Vara Cível da Comarca de Duque de Caxias julgou improcedentes os pedidos dos autores do processo e julgou extinto o processo. No fim de novembro, a família recorreu em segunda instância.
Com informações da fonte
https://extra.globo.com/entretenimento/noticia/2025/12/valeu-natalina-entenda-meme-que-faz-sucesso-no-fim-de-ano-e-virou-caso-de-justica.ghtml

