Maricá: Escola de Aviação deve oferecer 20 vagas em curso gratuito para pilotos IFR; entenda!

Tempo de leitura: 3 min


Maricá avança para um novo patamar na formação profissional e no desenvolvimento econômico com a criação da Escola Municipal de Aviação. A iniciativa faz parte do Programa Voar É Para Todos, que teve seu protocolo de intenções assinado entre a Prefeitura de Maricá, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Secretaria de Educação.

O projeto prevê a formação gratuita de pilotos e mecânicos de aeronaves, por meio do Passaporte Universitário, abrindo caminho para a criação de uma nova cadeia de empregos no município ligada ao setor aeronáutico.

Bolsas, vagas e formação profissional

De acordo com o que foi apresentado, o primeiro edital, previsto para ser lançado em janeiro de 2026, deve ofertar:

  • 20 vagas para formação de pilotos IFR, em curso com duração de um ano;
  • 50 vagas para formação de mecânicos aeronáuticos, com curso de dois anos.

Um dos diferenciais do programa é que, ao final da formação, os alunos selecionados serão automaticamente contratados como monitores da própria escola, etapa fundamental para completar a carga de horas e a experiência exigida para a atuação profissional no setor, inclusive na operação de aeronaves comerciais.

Nova cadeia de empregos em Maricá

Durante a solenidade, o vice-prefeito destacou o caráter estratégico do programa para o futuro da cidade. “O Voar nasce para gerar uma nova cadeia de empregos a partir da profissionalização, com homens e mulheres pilotando e consertando aviões e helicópteros”, afirmou.

O presidente da Codemar, Celso Pansera, também ressaltou o impacto econômico da iniciativa. “São empregos de alto valor agregado, com bons salários”, pontuou.

Já o secretário de Educação, Rodrigo Moura, reforçou que o projeto está alinhado à política de qualificação profissional adotada pelo município. “É um processo de construção em que Maricá avança cada vez mais, e para isso precisamos capacitar a nossa população”, disse.

Regras do edital e vínculo com o Passaporte Inova

Segundo as informações preliminares, o edital deve trazer critérios específicos de participação, incluindo a exigência de que os candidatos morem em Maricá há pelo menos cinco anos. A medida está ligada ao fato de que os cursos devem integrar o Passaporte Inova, programa criado por lei e que já foi tema de reportagem aqui no Maricá Info.

Com a Escola Municipal de Aviação, Maricá aposta em um setor estratégico, investe em qualificação de alto nível e amplia as oportunidades para moradores em áreas com forte demanda e remuneração acima da média do mercado.







Com informações da fonte
https://maricainfo.com/2025/12/15/marica-escola-de-aviacao-deve-oferecer-20-vagas-em-curso-gratuito-para-pilotos-ifr-entenda.html

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *