Destaques

Niterói tem diminuição do número de casos, redução de óbitos e de taxa de ocupação hospitalar

Após semanas com o indicador síntese de monitoramento da Covid-19 perto dos 9 pontos, Niterói apresentou queda no valor para 7,88 nesta semana. De acordo com a Prefeitura de Niterói, isso representa queda nos números de número de casos, redução de óbitos e de taxa de ocupação hospitalar.

“Desde que saímos do período de restrições e voltamos para a bandeira amarela 2, acabamos estabilizando em um patamar ainda alto, mas abaixo de 10. Atualmente, temos uma tendência de melhora e hoje estamos com indicador síntese em 7,88. Isso não significa que a pandemia acabou. Precisamos continuar mantendo todos os cuidados e protegendo nossa família, nossos amigos”, ressaltou o prefeito Axel Grael.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, essa queda é resultado das medidas que foram tomadas no momento certo. Com isso, houve controle no nível de transmissão da doença.

“Há alguns meses, conseguimos sair do estágio laranja, mas a gente tinha estabilizado em um patamar considerado alto, que foi expresso no indicador síntese 9,65, mas também expresso em número de casos novos, com número de óbitos e com taxa de ocupação alta em torno de 80% da rede pública em leitos de CTI. Hoje, temos a redução do indicador síntese, e essa baixa é devida, principalmente, à diminuição do número de casos, a redução do número de óbitos e, também, diminuição na taxa de ocupação de leitos de CTI que agora está em torno de 53% no Sistema Único de Saúde. Essas reduções que estamos registrando nos últimos 10 dias se consolida hoje com esse indicador de 7,88”, disse.

Rodrigo frisou, ainda, que apesar do aumento de casos, não houve superlotação nas unidades e nem colapso no sistema de saúde.

Outro ponto destacado pela prefeitura é o avanço na vacinação. “Ultrapassamos a marca de 60% da população adulta acima de 18 anos vacinada com a primeira dose. Isso é uma conquista muito grande. É fundamental que a gente siga vacinando e quem já tomou a primeira dose, fique atento para a segunda dose”, lembrou o secretário de Saúde.

Nesta sexta-feira (18), serão vacinadas pessoas com 50 anos ou mais. No sábado haverá repescagem e, na próxima semana, a entrada da imunização com as pessoas de 49 anos, baixando um ano por dia, conforme o calendário.

O post Niterói tem diminuição do número de casos, redução de óbitos e de taxa de ocupação hospitalar apareceu primeiro em ErreJota Notícias.

Fonte: Destaque – ErreJota Notícias