Destaques

Maricá: campanha de doação de sangue no próximo sábado (12)

O CEM Joana Benedicta Rangel recebe, no próximo sábado (12), uma campanha de doação de sangue. A ação é da Secretaria de Saúde do município em parceria com o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio).

A coleta acontecerá entre 10h e 15h. É obrigatório o uso de máscaras e deverá ser mantido distanciamento social de no mínimo 2 metros em prevenção à Covid-19.

Para ser um doador de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 kg e estar se sentindo bem de saúde. Não poderá ser doador quem teve hepatite depois de 11 anos de idade, quem tem doença transmissível pelo sangue (como aids, hepatite, sífilis e doença de chagas), grávidas ou lactantes.

Como medida de precaução contra a Covid-19, a Anvisa orienta que infectados pela Covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos a doarem sangue por um período de 30 dias após a completa recuperação. Além de quem teve contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnósticos clínicos e ou laboratoriais. Está inapto também quem permanece em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pela Covid-19 pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias) se estiver assintomático.

No dia da doação, não é permitido estar em jejum, nem ingerir qualquer tipo de bebida alcóolica. O doador precisa dormir, na noite anterior, no mínimo seis horas, evitar ingerir alimentos gordurosos e fumar por pelo menos duas horas antes. Será fundamental a apresentação de documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

O CEM Joana Benedicta Rangel fica na Avenida Nossa Senhora do Amparo, nº 240, no Centro de Maricá.

O post Maricá: campanha de doação de sangue no próximo sábado (12) apareceu primeiro em ErreJota Notícias.

Fonte: Destaque – ErreJota Notícias