Brasil

Estado do RJ registra 81 casos da variante Delta

Já são 81 casos da variante Delta confirmados no estado do Rio de Janeiro. A confirmação veio nesta segunda-feira (19) e a maior incidência é na capital, com 23 registros da doença, seguido dos municípios da Baixada Fluminense. O secretário estadual da Saúde, Alexandre Chieppe, afirmou que o número pode ser maior e que a nova cepa já é a segunda mais predominante em todo o território fluminense. Ele orientou que a população mantenha os cuidados contra a covid-19 e não atrase para receber a segunda dose da vacina.

“Na verdade, estamos vendo uma pequena amostragem, que é o quantitativo de casos que hoje temos no Rio de Janeiro. Certamente esse número é maior. Hoje a variante Delta já é a segunda variante mais predominante no Rio, atrás somente da P.1, de Manaus. É importante deixar muito claro que as vacinas disponíveis no Brasil são comprovadamente eficazes contra a variante Delta, principalmente depois da segunda dose, então é importante que as pessoas retornem para tomar a sua segunda dose da vacina, e assim, ficar protegido contra todas essas variantes presentes no mundo”, afirmou Chieppe.

Em nota, a SES ressaltou que “independentemente da cepa do vírus ou linhagem, as medidas de prevenção e métodos de diagnóstico e tratamento da covid-19 seguem os mesmos. Sendo assim, não há alteração nas medidas sanitárias já adotadas, como uso de máscaras e álcool em gel, lavagem das mãos e distanciamento social”.

“Além disso, é importante que os municípios continuem avançando no processo de vacinação contra a covid-19 e que a população retorne para receber a segunda dose. Estudos mostram que todas as vacinas disponíveis no Brasil são eficazes contra as variantes identificadas até o momento”, disse a pasta.

Municípios onde a variante foi confirmada:

Rio de Janeiro (23)
São João de Meriti (17)
Nova Iguaçu (11)
Mesquita (7)
Duque de Caxias (5)
Japeri (4)
Seropédica (4)
Maricá (3)
Queimados (3)
Campos dos Goytacazes (1)
Itaboraí (1)
Itaguaí (1)
Niterói (1)

Fonte: NACIONAL – A Tribuna RJ