Brasil

Censo 2021: IBGE suspende concurso

Depois de um corte de 96% dos recursos previstos no Orçamento Geral da União para a realização do Censo Demográfico, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu suspender as provas do processo seletivo para recenseadores e agentes censitários que vão trabalhar no Censo 2021. De acordo com o instituto, portanto, as provas não serão mais realizadas nas datas programadas no edital (18 e 25 de abril).

O IBGE destacou, no entanto, que o processo seletivo não foi cancelado e informou que avaliará, junto com o Cebraspe, empresa organizadora do concurso, um novo planejamento para aplicação das provas, a “depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico”.

O concurso para trabalhadores do Censo 2021 oferece cerca de 17 mil vagas para agentes censitários e 182 mil vagas para recenseadores. O adiamento da prova causa frustração no jovem gonçalense Felipe Costa, de 25 anos, que ficou desempregado durante a pandemia e via na seleção para o Censo 2021 a oportunidade de ter um emprego, mesmo que temporário, durante a pandemia.

Ele conta que já previa possíveis problemas com as datas e que isso acaba tirando o foco dos estudos. “Tenho total certeza que muitas pessoas, inclusive colegas de curso na universidade que estão procurando oportunidade, estão focados nos estudos para o concurso, mesmo sendo para algo temporário, para ajudar nas suas casas e famílias”, disse.

Ele comenta que a expectativa pela aprovação no concurso é grande, mas uma vaga vou poder ajudar nas despesas de casa. “Que o adiamento não se prolongue por muito tempo, até porque o Censo não pode deixar de ser realizado por muito tempo e também para ajudar a todos nós que aguardamos e estamos nos preparando para a prova”, concluiu.

Fonte: NACIONAL – A Tribuna RJ